Projeto Incluir: responsabilidade de todos
3 participantes
Página 1 de 1
Projeto Incluir: responsabilidade de todos
Olá, pessoal!
Neste fórum, discutiremos algo que temos vimos em sala de aula: a falta de interesse de alguns alunos em envolver-se no projeto.
Se estamos falando de inclusão, como incluir os próprios colegas de classe? Como fazer com que se interessem em participar do projeto? O que fazer para que sejam membros ativos na comunidade escolar, pessoas que não apenas veem os problemas e propõem soluções, mas arregaçam as mangas e "põem a mão na massa", trabalhando e se empenhando para as coisas mudarem?
O desafio é grande, e estamos só começando! Além de respostas, espero sugestões, justificativas, argumentos e contra-argumentos de todos. Há motivos para não se envolver? Ou precisamos ter alguém em nossa família com necessidades educacionais especiais para nos preocuparmos com essa camada esquecida da sociedade?
Se queremos um mundo melhor, precisamos fazer algo por isso. Como diz o ditado: "Seja a mudança que deseja ver".
Começando!!!
Profa. Simone
Neste fórum, discutiremos algo que temos vimos em sala de aula: a falta de interesse de alguns alunos em envolver-se no projeto.
Se estamos falando de inclusão, como incluir os próprios colegas de classe? Como fazer com que se interessem em participar do projeto? O que fazer para que sejam membros ativos na comunidade escolar, pessoas que não apenas veem os problemas e propõem soluções, mas arregaçam as mangas e "põem a mão na massa", trabalhando e se empenhando para as coisas mudarem?
O desafio é grande, e estamos só começando! Além de respostas, espero sugestões, justificativas, argumentos e contra-argumentos de todos. Há motivos para não se envolver? Ou precisamos ter alguém em nossa família com necessidades educacionais especiais para nos preocuparmos com essa camada esquecida da sociedade?
Se queremos um mundo melhor, precisamos fazer algo por isso. Como diz o ditado: "Seja a mudança que deseja ver".
Começando!!!
Profa. Simone
Profa Simone- Mensagens : 4
Data de inscrição : 06/03/2015
Re: Projeto Incluir: responsabilidade de todos
precisamos conhecer e interagir com as pessoas que tem algum tipo de dificuldade, seja ela física ou mental. Mostrar ser amigo para que não possa assusta-la nem pressiona-la a nada, e assim fazendo com que ela se sinta bem e possa participar de nosso projeto, e possa influenciar outras crianças assim como ela.
Ualafe- Mensagens : 1
Data de inscrição : 06/03/2015
Re: Projeto Incluir: responsabilidade de todos
Ualafe, aqui não falo das crianças e adolescentes que precisamos "incluir", mas dos alunos do 3ºA que não querem se envolver nem participar do projeto. O que podemos fazer a respeito?
Profa Simone- Mensagens : 4
Data de inscrição : 06/03/2015
Re: Projeto Incluir: responsabilidade de todos
Muitos optam por não envolver-se diretamente com o trabalho por receio de arcar com a responsabilidade de estar constantemente dedicando-se ao projeto, sendo privado de usufruir de seu tempo livre. Foi proposto aos alunos uma matéria que influenciaria na nota, e foi a esse aspecto apenas que a maioria, infelizmente, deu primazia.
Para se envolver em qualquer assunto, é necessário que haja interesse por parte de quem se envolverá. Do contrário, o trabalho será mal realizado. Portanto, o foco deve ser despertar nos alunos um real e espontâneo interesse pelo tema, conscientizando-os acerca da importância social da efetuação do projeto. Um bom meio é expor casos reais de pessoas que fizeram a diferença em seu âmbito escolar, impactando positivamente a vida de seus colegas, professores e amigos, mesmo que fazendo pouco. Dessa forma (trabalhando, de certo modo, com a sensibilidade dos alunos), alguns podem sentir-se incentivados a fazer algo pela sua comunidade.
A imagem mostra a frase "Seja a mudança que você deseja ver no mundo". Portanto, é preciso mostrar o que pode e/ou deve ser mudado, para que cada um esteja conscientizado de que alterações precisam ser feitas. Após isso, a proposta apresentada seria o pontapé inicial para que cada um fizesse o que pode para intervir e mudar.
Para se envolver em qualquer assunto, é necessário que haja interesse por parte de quem se envolverá. Do contrário, o trabalho será mal realizado. Portanto, o foco deve ser despertar nos alunos um real e espontâneo interesse pelo tema, conscientizando-os acerca da importância social da efetuação do projeto. Um bom meio é expor casos reais de pessoas que fizeram a diferença em seu âmbito escolar, impactando positivamente a vida de seus colegas, professores e amigos, mesmo que fazendo pouco. Dessa forma (trabalhando, de certo modo, com a sensibilidade dos alunos), alguns podem sentir-se incentivados a fazer algo pela sua comunidade.
A imagem mostra a frase "Seja a mudança que você deseja ver no mundo". Portanto, é preciso mostrar o que pode e/ou deve ser mudado, para que cada um esteja conscientizado de que alterações precisam ser feitas. Após isso, a proposta apresentada seria o pontapé inicial para que cada um fizesse o que pode para intervir e mudar.
Jadiel B.- Mensagens : 3
Data de inscrição : 08/03/2015
Idade : 25
Localização : São Paulo
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|